Arquitetando a Folia

Projeto acadêmico destinado a construção de uma área para abrigar as Escolas de Samba que participam do Carnaval de Vitória, cujo tema também é discutido entre a comunidade carnavalesca que participa e acompanha esse movimento cultural.
O trabalho é dividido em três partes que fazem referências a um desfile de carnaval:  a “Concentração”, contendo eum breve embasamento teórico sobre o Carnaval de Vitória. Seguido do “Desfile”, com pré-dimensionamentos de alegorias e regras de desfiles baseado no regulamento da Liga das Escolas do Espírito Santo (LIESES) e, por último, a “Dispersão”, que é o resultado da proposta do projeto.
As diretrizes projetuais são: a valorização do percurso do pedestre, do espaço público e de sua permanência; a valorização do Carnaval com espaços exclusivos para sua execução; a transformação do local em um lugar de conexão e atração com à cidade;  incentivo às atividades recreativas, culturais e sociais; Integração do Parque Tancredão com a cidade e com o mercado urbano prevendo usos durante o ano inteiro.

Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo- UFES .

Autor: Fernando Bastos

Orientador: Prof.Marco Antônio Cypreste Romanelli

Coorientador: Prof. Lutero Proscholdt Almeida