Projeto Permear-Conectar: equipamentos para transformação urbana

A proposta tem como conceito-base a expansão do eixo mar-morro a partir da alameda central do Parque Moscoso, espaço público consolidado e atrativo do Centro de Vitória, propondo uma sucessão de equipamentos urbanos. Debruça-se sobre o território para buscar formas de potencializar sua ocupação, tirando partido da sua história, seus recursos e paisagens naturais.


MAR: píer modular – equipamento cultural: propõe-se a expansão da rua-eixo em um píer de estrutura modular flutuante e expansível, planejado para o lazer e atividades culturais temporárias. O uso da arquitetura efêmera possibilita usos diversos e uma paisagem em constante mudança, ao mesmo tempo em que preserva o canal de Vitória de grandes intervenções infra estruturais.

CENTRO DE QUADRA: complexo multifuncional – equipamento imobiliário: operação urbana proposta através da ocupação de vazios e apropriação de edificações ociosas/subutilizadas da malha urbana consolidada, objetivando o adensamento e atratividade para o bairro e para a cidade. Propõe-se uma nova edificação que agrega funções residenciais, comerciais e de entretenimento, compondo um espaço novo, ativo e público, articulado com edifícios históricos existentes na quadra.


MORRO: edifício parque-educacional – equipamento social: equipamento urbano pensado como agente de mudança na realidade social do local em que se insere – Morro do Moscoso. Seu programa prevê uma creche e uma pré-escola, atendendo a reinvindicações dos moradores, e um plano inclinado para facilitar a mobilidade. Além disso, inspirado nas experiências de Medellín, implanta-se um edifício-parque. A edificação é proposta em volumes reduzidos e suspensos, em respeito as características do terreno em aclive e de grande área verde, e com proteção solar nas fachadas para fácil adaptação dos programas.

Projeto Acadêmico  PA 6/Arquitetura e Urbanismo- UFES .

Autores:

Caio Nunes – @caiofall arquiteto e urbanista formado pela UFES, arquiteto júnior na Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

Julia Meneghel – @juliapela arquiteta e urbanista formada pela UFES, mestranda no PPG-AU/UFBA.

​Orientadores: Rogério Almenara e Kleber Frizzera